Fundada em 1991, a Elba Laticínios surgiu pelas mãos de Paulo Góes, agricultor familiar visionário, que carregava consigo a herança da tradicional produção de requeijão caseiro, conhecido também como queijo de manteiga na região nordeste.

Foi a partir da iniciativa de Paulo, que não encontrava requeijão de qualidade nas feiras que percorria, que a produção artesanal da Estância Leiteira Barra Alta, em Planaltina (DF), foi intensificada. O investimento em estrutura e na ampliação da equipe começou com a vinda de um queijeiro profissional, trazido por ele do Rio Grande do Norte, para trabalhar em sua propriedade.

A família era, até então, a principal consumidora quando Paulo resolveu levar os produtos para além das porteiras de sua fazenda. A comercialização começou ao oferecer o requeijão a uma feirante, com o objetivo que esta fizesse a revenda. Produzido com o leite da propriedade, o sabor e a textura marcantes tornaram o produto popular entre os consumidores da região.

Logo a demanda cresceu e o leite já não era suficiente para atender o volume de encomendas, sendo necessário, então, adquirir matéria-prima de localidades vizinhas. Pequenos produtores conseguem escoar sua produção trazendo o leite, que chega à mesa dos consumidores beneficiados em requeijão e queijos.

O compromisso com a tradição e as responsabilidades social e ambiental levaram Paulo a buscar cursos e parcerias em entidades como Emater, Embrapa, Sebrae e na Universidade de Brasília. Batizada como Elba Laticínios, sigla do nome da propriedade, a empresa é a primeira especializada em industrialização e processamento de leite no Distrito Federal. A agroindústria atua no DF e no Entorno sob comando de seu fundador Paulo Góes, que desde os 21 anos de idade, empenha sua experiência administrativa e no mercado farmacêutico no desenvolvimento da empresa.

Estrutura

Foto Aérea Estancia Leiteira Barra Alta

Prêmio Emater de Qualidade